quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Desde o final do ano passado, tenho tentado resgatar a minha fé em Deus.
Nunca fui muuuuito religiosa, para falar a verdade. O auge da minha fé foi no começo de 2004, quando entrei no CMRJ (queria MUITO entrar!).
Não posso dizer que não tenho bons exemplos na família, porque meus avós paternos são bem... "certinhos". E minha avó materna então... Ela era bem religiosa. Na única vez que ela foi nos visitar em Cuiabá, ela fez questão de ir nas missas de lá, aos domingos. Eu a acompanhava, curiosa (tinha só 7 anos). Fora as diversas promessas que ela fazia (não acredito que a promessa seja uma forma de provar a fé, mas tudo que a envolve sim).
Apesar de os meus pais não frequentarem nenhuma igreja (ou grupo, sei lá), eles têm muita fé. Teve uma época que fazíamos orações em casa todos os domingos e blá... Meu irmão que sempre foi meio revoltado em relação a isso, por isso paramos de rezar juntos.
Fui criada para ser católica, mas, com o tempo, isso foi mudando. Ainda mais quando meu pai começou a ficar com o "pézinho" no espiritismo. Acabei me tornando uma mistura dos dois.

A minha revolta começou em 2005, quando estava assistindo a uma missa com o mesmo padre que fez a minha primeira comunhão.
(Nunca fui muito com a cara dele, para falar a verdade.)
Lembro que prestei atenção naquelas leituras (leitura da carta de fulano...), antes da homilia, como nunca havia feito antes. Prestei atenção na homilia, o "auge" da missa (sem querer parecer irônica).
Cara, como aquilo era contraditório! A(s) carta(s) dizia(m) uma coisa e o padre 'tava falando outra?! Fiquei realmente revoltada.
Depois disso, não voltei mais.
Sabe quando você vê que uma pessoa está sendo falsa e começa a desconfiar de tudo aquilo que ela diz/disse? Acho que foi mais ou menos isso que aconteceu.

Não sei em que ponto comecei a desacreditar TOTALMENTE na religião, na fé, em Deus e etc, mas isso aconteceu. Virei atéia.
Acho que, em parte, foi porque a minha vida 'tava uma droga. Foi como se, sei lá, eu tivesse cansado de bancar a boazinha e só me ferrar com isso.
(E era assim mesmo. Eu BANCAVA a boazinha, mas isso é assunto para outro dia).
Quer dizer, isso foi no começo - o negócio da vida estar uma droga. Depois, foi por outra coisa, que não dá para explicar aqui. :S
Sem contar os "podres" que eu via dentro daquele "mundinho". Isso tudo fez com que eu ficasse realmente enojada. E quanto aos furos religiosos? Isso também ajudou...

Se vocês lerem os primeiros post deste humilde blog, perceberão a minha revolta (a Moni deve lembrar disso...).
Enfim... Com o tempo, descobri outra opção: ser agnóstica. Era mais flexível e eu não teria que decidir se acreditaria em Deus ou não. Acreditaria se alguém/ciência conseguisse provar a existência Dele. Mas não afirmaria que Ele não existe. Era melhor assim.

Se me perguntarem por que decidi tentar resgatar a minha fé, não saberei responder, sinceramente. Mas, de todas as perguntas, sei a resposta de uma:
Foi por medo de ser punida, caso Ele realmente exista? Não. Não acredito que seria punida por isso.
Mas aí é que 'tá a pedra no meu caminho: o que faria com que eu fosse punida?
O que é pecado?
Será mesmo que Deus, amando a todos como dizem que Ele faz, punirá todos aqueles que pecaram?
Será que os pecados que dizem que são pecados são realmente pecados para Deus?
Vejo muuuitas contradições nisso tudo.
Quando eu era religiosa, eu era mais "suja" do que agora, que não sou. Não sou perfeita, estou longe disso, mas será mesmo que eu seria punida por algo que nem tenho controle (ou algo do tipo)?

Ahm, estou pensando tanto sobre isso... Uma parte de mim quer acreditar, a outra (e a mais forte) quer que eu não me meta nisso. Auto-defesa, acredito eu. Porque, se eu for voltar a frequentar igrejas, é certo que vou ouvir muitas coisas que não vou gostar/concordar.
A não ser que eu acredite por conta própria e diga "foda-se" para a igreja (o que é mais provável).

Tem tantas coisas erradas no mundo, tantas pessoas hipócritas... É fácil fazer um monte de merda durante a semana e depois pedir perdão no domingo. Ok, vocês vão dizer: Deus vai saber se a pessoa está sendo sincera. Mas e quanto a auto-enganação (neologismo? oi?)? Sim, é possível fazer isso!

Bem, meus pensamentos estão confusos a lot, então não sei se vocês vão conseguir entender o que quis dizer...
(A tendência é ter posts assim cada vez mais... Verdadeiros furacões na cabeça! hahaha!)

Mudando um pouco de assunto... Alguém sabe se dá para fazer uma seção do blog privada? Tipo, que só pessoas selecionadas/com uma senha possam ler? Queria dividir um pedacinho maior da Nee com vocês, mas não quero fechar o blog... Alguma sugestão de como resolver isso? XD

Vou ficando por aqui...
Obrigada por lerem mais um post doido! (:
(noffa, que emotiva! HAUAHUAUA)

Nee e suas doooooorgas!

Bjmordida! :D

PS: Mandem energias inspiratórias (oi?!?!) para mim! hahaha

10 comentários:

Isêêês disse...

Oiê

Bom, energia mandada rs

Nee, todas essas suas perguntas são absolutamente normais.Don't worry!

Deixa Deus resolver,Ele sabe o que faz!

Você só precisa estar disposta, abrir o seu coração,sabe?! Ele vai operar, mas você tem que querer...

bjmeliga ;*

Patricia S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia S. disse...

Ah não, dessa vez acho que eu entendi mesmo como você tá se sentindo XD .

É muito legal sua atitude de querer voltar a ter fé... se isso for te animar, o simples fato de você querer isso depois de um bom tempo desacreditando, já é muuito caminho andado :D !

E olha... o que eu penso é isso: ter religião é simplesmente o fato de você acreditar "estar ligada" à força superior que criou tudo (e se sentir bem com isso ^^). Ela não envolve seguir regras, ir para missas, pagar dízimos, nem o medo de ser jogado no inferno. Ela faz muito, muito bem! O problema é que muita gente não sabe ''lidar'' com ela, ou tenta impor suas próprias crenças nas outras pessoas. Discutem e até brigam por causa disso (acho que é por isso que muita gente acha que a religião em si não é algo bom ._.)

Não sei que contradições foram essas que o padre falou, mas te digo uma coisa: faça sua própria interpretação do que está escrito na Bíblia. No Alcorão. No livro do Espiritismo. Qualquer outro, só não deixa ninguém te fazer pensar que o que você acredita está "errado" Ò_Ó!!

Quer saber o que é pecado? Primordiamente, significa "errar o alvo"... mas o resto do significado é você mesma quem decide. Qual é o *seu* alvo?
Muitos dizem que esse ''alvo'' é o propósito divino. E... não sei quanto à você, mas isso me parece aceitar que todos somos marionetes, sendo controlados com um gigantesco menino mimado. Nesse ponto de vista, eu seria atéia o-o!
(nossa, tô falando demaaais >_<)
Só mais umas coisas pra você pensar XD:

1. aceitando por um momento que Deus existe e nos criou livres. Então, por que Ele deveria interferir na nossa vida, seja para nos ajudar ou até mesmo nos ''castigar''? Isso é, a menos que a gente peça?

2. É culpa Dele que existam tantas coisas ruins no mundo? É *Ele* quem deve tomar a iniciativa de mudar alguma coisa? Ou será que Ele é apenas a energia que criou tudo, e se move de acordo com a fé no coração das pessoas?

cherry cherry :3 !

P.S.: AAAAA tem um livro muito bom, que acho que você gostaria de ler. Se chama "Conversando com Deus (volume 1) - Neale Donald Walsh". É sobre um cara que estava no pior momento da vida dele (o próprio autor!), e então ele começa a escrever uma "carta" para Deus, revoltado, perguntando por que tudo aquilo de ruim estava acontecendo com ele. E então, uma intuição na cabeça dele, que é Deus, começa a responder as perguntas dele.

"Você realmente deseja uma resposta para todas essas perguntas, ou isso é apenas um desabafo?"

Eu tenho ele aqui em casa, posso até te emprestar, se vc quiser XD ! Ou então eu te passo o arquivo em PDF. Eu fiquei impressionada de como aquele livro falou muitas coisas que eu já acreditava antes. Acho que você ia gostar também ^^.
P.S.2: Eu ~preciso~ te contar a minha história dos dois arco-íris. Caramba.

P.S.3: Vou mandar energia aqui, huahuahau! Mais tarde vou ler o THN =)

Patricia S. disse...

(alguém cala a minha boca, eita :x )

P.S.4: acho que não tem como trancar apenas algumas partes de um blog =/... o máximo que você pode fazer é criar um outro blog com esse mesmo e-mail, e trancá-lo, que nem o da Ísis.

Monique disse...

Bom, Nee... eu não sei você, mas eu funciono da seguinte forma: gosto de ir à igreja aos domingos, mas só por ter ela como um lugar leve onde eu posso me concentrar melhor em Deus e no que eu acredito a respeito disso. Acredito na história do Cristo e da Virgem, mas sei que não é tudo tudo da forma como nos é contada. É realmente um ponto dificil de ser discutido assim tãao rapido no seu blog, mas é uma questão interessante. Acho que o problema todo é aquela história de contar um conto e aumentar um ponto; a história de tentar ser dono da verdade absoluta ( e de existir uma verdade absoluta, né...); e a história, que o Vinícius dizia, de só existir ou preto ou branco. Captou? hauhau, sou muito enrolada com as palavras mas é isso ai. É dificil não acreditar que exista uma força maior regendo tudo e todos, unindo uns e outros, e é extremamente complicado acreditar em algumas coisas absurdas que nos contam. Pecado então, acho que deveria ser um tema a parte pra vc escrever pq o leque é enoorme, béin aoksao.

Tá q esse coment vai virar um post aqui no meio dos seus coments entao vou parar aqui, mas queria falar mais hein u.u

Beijos, Mii

Monique disse...

ah e sim, eu me lembro de um post revolt teu askao. lembro bem de longe, mas lembro ;)

Unknown disse...

Quado li o título, pensei mesmo que esse post seria cheio de comentariosposts. Tenho muito pra falar também, mas vou procurar ser o mais breve possível.

A fé não se mede por muito ou pouco. Não é pela quantidade, mas pela qualidade. Isso eu digo porque muitos acreditam tanto que acreditam cegamente (figurativamente) e acabam ficando cegos (de verdade, ainda que não literalmente). E você não precisa prová-la pra ng. (No caso de ter fé em Deus, não precisa provar nem pra ele, pq ele sabe do quão grande é, ainda que faça com que vc prove.)

Eu, apesar da fé incondicional da existência de Deus, do ser divino, ou de como você quiser chamar, também não concordo com muitas coisas da instituição 'igreja'. Penso também que devemos escutar a insterpretação dos outros sobre a Bíblia, mas sempre fazer a sua. E como disse Jesus "Ouve tudo e retém o que é bom". Os homens, de maneira geral, não sabem sempre o que estão falando. Alias, poucas vezes sabem. São tão falhos quanto a gente. Jesus também disse "mas nenhum dentre vós seja chamado mestre, mas todos irmãos", dessa vez não exatamente com essas palavras, mas com a idéia perfeitamente igual.

Por mais ilógico que possa parecer quando falo de fé incindicional, é, na verdade, muito lógico. A contrução lógica é minha e, até hoje, não me deparei com nada que confrontasse aquilo em que acredito. Até as leis da física casam direitinho com minha visão de Deus.

Eu apenas não consigo olhar pra tantas coisas maravilhosas em volta, tantas coisas tão certa e perfeita no seu funcionamento, pra natureza tão sitematicamente correta, pras leis da física que funcionam como sempre, pra como as coisas sempre acontecem tão direitinho, e não imaginar que há uma força master que fez tudo ser assim. Quando falo em coisas boas as pessoas logo vem com "ah, mas o mundo é horrível também". E eu pergunto "Quem foi que o fez assim? Ou será que o transformaram no que é hoje?". Deus é, da forma mais perfeita, tão maravilhoso que nos permite escolher o que fazemos; e todo o mal é ausência da presença dele. Isso pode até ser blablabla pra quem não acredita, mas é preciso um pouquinho de imersão na coisa pra entender o JEITO que estou falando algo óbvio. Nem sei porque já estou me expressando dessa maneira. (imagine que você não entenderia a linguagem matemática se não tivesse estudado um pouco que seja dela.)

Se quiser tirar alguma dúvida quanto a algum furo religioso, estou a disposição.

(continua...)

Unknown disse...

(continuação...)
Não acredito também na idéia de que Deus puniria alguém. Acredito que a Sua bondade pode se fazer ausente. É como quando você conhece alguém, mas por quem você não tem nenhum afeto, e você não se mataria por ele, não arriscaria nada por ele, e nem faria esforços pra fazer algo superbom pra ele. Ou como quando você nem conhece. Você apenas não existe pra ele. Pra cada pessoa por quem você passa todos os dias na rua e não se importa.

Eu acredito que a noção de pecado é por vezes pessoal. Pensemos no exemplo do adultério. Se em alguns países é permitido pela lei ter mais de uma mulher, ter duas seria adultério? Pra mim parece meio claro que a resposta é não. Entende como a idéia de bom ou ruim, certo ou errado envolve muito o local onde você vive, a situação, etc...? Pra mim pecado é sim uma noção pessoal; se você fez algo que tem consciência de que é ruim, pecou. Mas a bíblia também diz que "Porque todos pecaram e destituidos estão da gloria de Deus." E não é a toa que Jesus nos ensinou a todos os dias dizer "perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido". O que mais conta não é o fato de você pecar, mas de se arrepender pelo que fez. E a situação é a mesma, com quando um amigo o magoa; você o perdoará se achar que ele está sendo sincero e, sendo assim, ele não repetirá o erro propositalmente.

Digo que não precisa ligar muito pras LEIS; a maioria delas foi criada pelo ser humano. Ser correto é também ser socialmente correto. Tente ser correto e estará sendo correto, sacou? xD

E o que você falou de quando você era religiosa, que achava que era mais 'suja'. Isso ocorre muitas vezes porque as pessoas são cegas pela religião; ou porque agora você não tem mais como prioridade regras inúteis. Mas penso que é sempre importante ter uma religião no sentido da palavra de religar-se a Deus.

Você certamente não precisaria de uma prova concreta (digo, aquela que você poderia comprovar por um dos cinco sentidos) para acreditar quando um amigo diz que te ama. Assim também você só precisa sentir a existência de Deus. E pra mim já é inevitável sentí-lo a todo instante, por isso a fé incondicional.

Certo dia afirmou Lavousier "Nada de perde, nada se cria, tudo se transforma". Talvez seja difícil pra nós humanos perceber que nada tem começo ou fim definitivo, que tudo é feito de constante mudança, que o tempo é infinito pro passado e pro futuro assim como o universo é infinito pro grande e pro micro. Nós já nascemos com a idéia de começo e fim das coisas. Por isso é difícil pra muitos entender que Deus não teve um começo. Pense que você também não teve. Antes de ser você, a matéria que o forma já foi outra coisa. Os compostos de transformam.
E agora, sobre o fim, com a mesma idéia de infinidade do início, algum dia morreremos, e aquilo que é o nosso espírito ou nossa alma também não se perde, se transforma; acredito que passa a alguma dimensão incercialmente em repouso, mas isso já é coisa minha, minha visão dos fatos, minha imaginação SOMENTE. Mas, enfim, isso de que as almas ainda estarão 'vivas'; eu acredito também que um dia Deus tirará todas elas do repouso, e fará aquelas que foram como seus amigos são pra você se juntar a ele e viver eternamente em bondade. Pode ser dificil imaginar Deus como força regente quando falo dessa maneira "Deus fará isso ou aquilo", mas ainda assim é. Não pergunte como não acho paradoxal ambos, juntos. Mas essa personalização é pura figura de linguagem.

Bem, acho que falei mais do que pensei que faria; provavelmente também esqueci de algo que deveria falar. Mas se tiver qualquer dúvida, estarei sempre a disposição :)

E, com a Ísis disse, deixe-se operar. Já ouvi dizer que a nossa mente tem capacidades incríveis, mas a maioria de nós não acredita nelas e nem se esforça pra desenvolvê-las. Isso não significa que essa capacidade não existe. Entende como é análogo?

Bem, qlqr dúvida me liga xD

Beijão :*

Unknown disse...

[OMG, alguém cala minha boca (2)]

Ahhh, e depois que você tomar uma decisão sobre tudo isso, ou não... apenas quando você tiver as idéias organizadas, por favor, leia "A cabana". É tudo sobre como realmente deve ser o relacionamento com aquilo que se chama Deus.

:***

Analu disse...

Eu acho q fé é algo meio inexplicável, sabe? É uma coisa q eu simplesmente sinto e gosto de sentir.
Eu tenho uma concepção um pouco diferente de quem é Deus. Eu não concordo com o Deus q pune, por exemplo, pra mim Deus é pura bondade, o amor incondicional, ágape. Eu vou à missa nos domingos, mas não encaro como uma obrigação e sim como uma hora de descanso mental e da alma (eiita, ficou confuso!haha). Eu não concordo com algumas normas q são impostas pela igreja ou por algumas pessoas, mas isso não diminui ou anula a fé q eu tenho em Deus. Talvez, essa “não concordância”, me faça ficar até mais íntima e mais próxima Dele. Aii, não consigo explicar e tá ficando confuso! HAHA

Nee, eu fico mt feliz q você tenha sentido vontade de se aproximar de Deus novamente. Você vai acabar sentindo essa ligação com Ele, é só você querer e deixar. Sei lá, não se preocupa com o q o padre pode falar na missa e q você não vai concordar ou q seja contraditório, a ligação (ou fé) com Deus é mt maior q essas outras coisas.

Bjo