sábado, agosto 14, 2010

Pais: Eles não te entendem ou você que não os entende?

Depois de dois dias meio perturbada com a minha relação com meus pais, tive um insight.

Eu estava angustiada, pois parece que a nossa relação não é profunda. Como se ninguém estivesse realmente se entregando à ela.

Não conversamos muito. Sempre tenho a sensação de que eles não estão me ouvindo quando estou falando. Escuto a conversa deles, fazendo algumas perguntas e alguns comentários de vez em quando.
Eu gosto de estar perto deles, e acho que eles também gostam da minha companhia.
Minha mãe não costuma conversar muito comigo durante a semana, porque sempre está muito cansada por causa do trabalho. O mesmo acontece com o meu pai.
Durante o final de semana, eles me mimam um pouco. Perguntam se quero sair com eles, e eu sempre procuro ir. Sempre me deixam sair com meus amigos quando eu peço.
Sempre que peço um abraço para minha mãe, ela nega. Ou dá um abraço rápido. Às vezes eu encho o saco dela pedindo para ela me dar um abraço "direito". Ela fala que sou carente. De vez em quando, acho que ela tem razão. Eu gosto de ter contato físico com as pessoas que gosto, sei lá. Abraçá-las, beijá-las, mordê-las, apertá-las. Tenho evitado fazer essas coisas ultimamente. Parece algo meio irritante.
Meu pai sempre me dá beijo de bom dia e boa noite, dando um abraço com um braço só. Meio desajeitado, mas eu gosto da iniciativa. Diz que me ama, e eu acredito nisso. Quando eu era criança, ele sempre enchia a bochecha com ar para eu dar beijo nele (de bom dia e boa noite). Ele ainda faz isso de vez em quando. Acho isso engraçado e bonitinho. Mesmo quando a gente briga, ele nunca deixa eu ir dormir (ou vai dormir) sem esse boa noite.

Mas aí que vem o insight.
Acho que tenho essa sensação de desapego, porque, no fim das contas, eu que não quero me apegar à eles. Tenho medo.
Eu tenho a sensação de que vou decepcioná-los e magoá-los, e isso seria... No mínimo, péssimo para mim caso eu estivesse totalmente ligada à eles.
De repente, eles sentem essa minha distância emocional e, inconscientemente, se afastam também.
Mas, ao mesmo tempo, sinto culpa. Parece que sou ingrata, quando, na verdade, eles são pais maravilhosos.
Penso que sou uma decepção ambulante para eles, embora saiba que eles se orgulham de mim.
Sinto falta deles.
Sinto necessidade de fortalecer o elo que tenho com eles.
Eu tenho feito muito pouco para isso, mas, olhando para o passado, sei que melhorei muito.

É uma situação meio complicada e meio paradoxal.
Ter o tal insight me ajudou muito.
É só uma questão de tempo para que tudo realmente esteja bem.
Só preciso deixar de ter medo e me entregar mais.
E valorizar o que já tenho.

É isso aí. (É, eu sei, esse post ficou enorme! XD)

Bjmordida. x3

3 comentários:

Marcelo Braga disse...

adoreii ler esse post incrível :3
com belas palavras! e de forma bem clara,o que é bem difícil explicar esses sentimentos de pais e filhos,mas tenho que da ênfase no final,é tudo questão de tempo,o que eles importam,é você se dar bem tanto profissional quanto relacionamentos amorosos acho que sô isso mesmo ;D...os pais sempre amam os filhos,e uma filha como você seria impossível nao ama-lá bye bye

Isêêês disse...

" Você diz q seus pais n entendem,mas você n entende seus pais/ Você julga seus pais por tudo,isso é um absurdo.São crianças como vc, o que vc vai ser qd vc crescer? " *-*
Pq,então, vc n abre o jogo pra eles? Diz,diz isso !
Você espera respostas,mas eles não sabem as perguntas.Diz isso q escreveu ou deixa q eles leiam isso.Tenho certeza q vai ajudar bastante!
Vai ver eles n sabem q vc se sente assim e pensam q tá tudo bem,quando,na vdd,não está.
E,sobre o que vc disse de parar de abraçar e demonstrar afeto para com as pessoas... acho q vc não deve fazer isso.Será desleal com vc mesma, você é assim e ponto.Claro que não vai ficar continuar se sentir q as pessoas n gostam e blá,mas deve demonstrar afeto sim.. já basta o amor estar se esfriando nesse nosso mundo...

bjmeliga ;*
Ísis

Mii disse...

Ah Nee... sabe q eu tb sinto um pouco disso ás vezes? eu e minha mae vivemos batendo de frente pq ela eh mandona e pensa q todo mundo tem q obedecer à ela e bom.. .eu herdei um pouco disso dela xD Eu costumava me dar melhor com meu pai então, dps q ele morreu eu e minha mae acabamos nos aproximando mais, o q melhorou mto mas nao eh 100%
As vzs a gente (tá, eu... nao sei vc) quer poder lidar com eles tipo aquelas relações de novela em que vc pode contar tudo sem ter tanto medo da reação deles, mas na real nem eh assim... é uma relação complicada, mas no fundo eles sempre sentem orgulho de vc, nem q seja soh pelo fato de vc ter saido deles xD pára de pensar besteira, garota-paradoxo.
beijo, Nee !