domingo, maio 04, 2014

I am alive!

Hoje recuperei um e-mail que tinha dado problema, então havia diversos e-mails não lidos (sendo a maioria de propaganda de corrida). Também havia notificações de comentários no blog, o que me fez lembrar que fazia um tempinho desde a última vez que dei sinal de vida.

A rotina pesa. Trabalho, faculdade, vida de dona de casa, namorada, família... E a bonitona aqui resolve entrar num trabalho voluntário!
O nome do grupo é Centro de Valorização da Vida (CVV). Por enquanto, estou na segunda etapa do treinamento, que vai durar nove semanas (esta será a quinta). Não sei como vai ser quando eu passar a atender pessoas, mas posso dizer que o treinamento tem me ajudado a refletir sobre o modo que conversamos com as pessoas.
Bem, desde que entrei na faculdade, sou convidada a refletir sobre isso, mas de modo profissional. Nesse treinamento, a reflexão se estende à vida pessoal (não que a faculdade também não seja assim, mas é mais fácil de separar as coisas). Como psicóloga, já sei há séculos que não serei alguém que dá conselhos, mas a Ana adora dar uma de "mãe chata" e sair por aí tagarelando frases para inspirar. É, as coisas estão mudando, ou pelo menos estou tentando.
É até irônico, porque faz um bom tempo que eu adotei o pensamento de "Cada um sabe onde o calo aperta"/ "Cada um sabe o que é melhor para si", mas, para os mais queridos, sempre dava pitaco. Posso dizer que o curso deu um tapinha na minha cara. Afinal, quem sou eu para salvar o mundo? Isso não significa que eu não ligue. Mas é melhor assim. É melhor ser o apoio, não tentar ser o super herói. Ser super herói exige que você fique numa posição diferente, de destaque, e não é isso que busco.
Tá, eu acho que estou me confundindo. Minha intenção não é tirar o mérito do super herói, nem dizer que não quero prestígio. É só que é muito difícil aconselhar e ver que você não ajudou. Na dúvida, é melhor você ser um ombro amigo do que colocar uma decisão sua para o bem de alguém. 
(É, acho que consegui me esclarecer)

Bjmordida

2 comentários:

Bárbara disse...

Cara, comofas pra ter energia pra esse bando de coisa? Quero ser que nem você quando crescer, rotina muito apertada me mata.

Quanto à parte de dar pitaco, acho que eu sou uma exceção na forma de recebê-los. É que quando eu peço conselho pra alguém eu gosto quando a pessoa diz, diretamente, o que faria se estivesse no meu lugar. Na maior parte das vezes eu não sigo à risca o que me dizem, mas ter uma sugestão mais direta normalmente me ajuda mais a pensar do que quando a pessoa só me deixa chorar no ombro dela. Mas eu também sei que no final das contas a decisão é minha; não é culpa da pessoa cujo conselho eu decidi seguir. Ela não só tem suas próprias falhas como também não tem como saber mais da minha vida do que eu. Agora, aquela gente que tem prazer em dizer "EU TE FALEEEEEEI" sem necessidade é um pé no saco sempre.

E precisamos marcar um café um dia desses. Junto com um novo corte pro Marcelo, que já tá cabeludo :P

beijo!

Victor Luis disse...

Ah, que lindo <3

(Eu ia te mandar uma mensagem dizendo que descobri uma nova música da Lady GaGa no avisão, mas o assunto do seu blog é bem melhor pra puxar conversa :P)

Aprender a ser ombro é, ao mesmo tempo, difícil e nobre. Se parar pra notar, você vai ver que te muita gente precisando de ombro e pouca gente querendo oferecer.

É realmente muito altruísta é legal da sua parte conseguir espaço pro CVV na sua rotina cansativa. Tomara que você aproveite o máximo possível essas semanas de treinamento!

Precisamos marcar um café um dia desses e desmarcar o corte de cabelo que a Bárbara vai marcar. Marcelo cabeludo é o melhor Marcelo.

Beijos <3